Gilbarco Texaco do Tatos Garage ...

Posted by kopok Tuesday, June 28, 2011 0 comments
Adsense Content. recommended 336 X 300
O Museu Tatos Garage está com um novo ítem em exposição.

É uma bomba de gasolina da marca Gilbarco, dos anos quarenta até início dos cinquenta, vestida com a bandeira da Texaco. Bem mais que uma simples peça decorativa, é bem capaz de roubar a cena dos seus contemporâneos.

Abaixo, entre um Buick 1953 e o Chrysler 1950, a Gilbarco Texaco enxerga o Cadillac 1956: carros que costumavam se abastecer nela!
Por diversas vezes aqui no AVA apareceram imagens mostrando os postos de gasolina, cenário tão importante quanto os próprios carros e que não raramente passam despercebidos.

Acontece que, na trajetória de vida dessas bombas, era muito comum que ficassem expostas ao sereno, sol e chuva e por serem objetos de trabalho, não mereceram grandes cuidados de seus operadores. Mais ainda, depois de desativadas após décadas de trabalho, quando não eram diretamente descartadas, ficavam no "joga pra lá" - "joga pra cá".

Essa Gilbarco em questão é "natural" de São Francisco de Paula -RS, cidade sede do Museu, e antes de voltar a brilhar no salão de exposição precisou passar por um árduo e trabalhoso processo de restauração, liderado pelo Carlos Francisco Wahrlich - filho do Tato.

Abaixo, fase de alinhamento das chapas de 2,5 mm!
Acima, já pintadas no "vermelho Texaco".
E abaixo, a engenhoca que faz tudo funcionar.
Restauração super criteriosa, com a reprodução de diversos componentes.
Abaixo, quase pronta para ir à exposição.
Plaqueta de identificação e detalhe da assinatura "Gilbarco".
Para dar um sinal da dificuldade em restaurar uma bomba de gasolina, acho interessante citar o Carlos Franciso que diz "prefiro fazer um carro inteiro a ter que fazer outra". Mas o resultado é excelente.
guilhermedicin@hotmail.com
Adsense Content. bottom of article

0 comments:

Post a Comment