Veja quando revisar sua moto
REVISÃO DE MOTO 0KM
Reaperto Geral:
Todos os parafusos visíveis da moto devem ser verificados, sob pena de a perda de um deles ocasionar um sério acidente, ou dano grave na moto. Atenção também aos raios das rodas.
Lubrificação das Partes Móveis e Rolamentos:
As motos costumam sair da linha de montagem com pouca graxa nos rolamentos ou com graxa de baixa qualidade. Por isso, deve-se reengraxar os rolamentos de roda, caixa de direção, balança e seus links. A graxa a ser utilizada deve ser apropriada para rolamentos (à base de sabão de lítio). Os cabos do acelerador e embreagem também devem ser lubrificados com óleo spray.
Suspensões:
Deve-se a princípio andar com a regulagem original e verificar as eventuais deficiências de compressão e retorno.
Isso depende do peso e altura de cada piloto. Notando alguma irregularidade, começa-se normalmente a pela regulagem da mola (SAG). Para isso proceda da seguinte forma: Com a moto em um cavalete, com as rodas suspensas, meça a distância entre o eixo da roda traseira e o parafuso de fixação do banco. Em seguida, retire a moto do cavalete e, vestindo todo o equipamento de segurança, suba lentamente na moto, ou seja a suspensão deve ser pressionada apenas com o peso do corpo do piloto. Meça novamente a distância entre o eixo da roda e o parafuso do banco. Subtraia a segunda medição da primeira. Para que haja a correta regulagem do SAG, o resultado deve ficar em torno de 100mm. Por fim, passa-se a justar os clicks de compressão e retorno.
O "SAG" é a regulagem da mola do amortecedor traseiro para o peso do piloto. É muito simples e fácil e não é preciso ser mecânico para fazer.
1 - Com a moto no cavalete meça a distancia do parafuso do paralama até o eixo da rodatraseira(foto 1).
2 - Com moto no chão, sente no banco e ponha os pés nas pedaleiras (foto 2). Agora você precisa da ajuda de duas pessoas, uma segura a moto e outra faz a mesma medida do ítem 1.
Nota 1: Você tem que estar com todo o equipamento de proteção utilizado na pista para que o peso esteja correto.
Nota 2: Aperte algumas vezes a suspensão para baixo e deixe subir devagar antes de medir.
3 - O SAG é a diferença das duas medidas:
Exemplo:
medida 1 = 720 mm
medida 2 = 613 mm
-------------------
O resultado do Race sag será 107 mm
A Regulagem: aperte a mola para diminuir o SAG e solte para aumentar o SAG.
A medida do SAG varia de acordo com o modelo, ano e marca da moto. Consulte o manual do proprietário da sua moto para saber qual o é o da sua.
Exemplos:
SAG CR125 1996 = 115 mm
SAG CR125 1997 = 107 mm
SAG CR 80 2000 = 82 mm
SAG YZ250 2002 = 100 mm
Carburador e Filtro de Ar:
Normalmente a carburação vem regulada tendo como parâmetros a temperatura de 20°C e pressão ao nível do mar. Esta regulagem pode não ser a ideal em virtude das variadas temperaturas, pressões e altitudes no Brasil. Portanto tal regulagem deve ser feita por profissional capacitado, verificando-se inclusive o tipo de combustível a ser utilizado. Nos motores dois tempos deve-se utilizar mais óleo 2 tempos do que o indicado no manual, durante o amaciamento. MAs com isso, a mistura fica pobre, devendo ser regulada a crrburação para mais combustível.
Em relação ao filtro de ar, deve ser verificado se o elemento filtrante (espuma) encontra-se intacta, ou seja, sem furos ou deformações que possam liberar a passagem de impurezas para o motor. Deve-se umedecer o elemento filtrante com óleo específico, de forma moderada.
Comandos:
Montado na moto, regule os comandos de freio, embreagem e acelerador ao seu porte.
Líquidos:
Aconselha-se a substituição do óleo do motor, que dependendo da data da fabricação da moto, pode ter perdido suas especificações de utilização. Os fabricante de óleo recomendam a substituição a cada seis meses. Verifique também a água (aditivo) do radiador e o fluído dos freios.
Pneus:
Calibre os pneus de acordo com o tipo de terreno em que será utilizado e verifique se os mesmos estão bem assentados no aro da roda.
Amaciamento do Motor:
A primeira tocada de uma moto zero é fundamental para a durabilidade do motor.
No motor dois tempos: Utilizando uma mistura com 30% a mais de óleo 2 tempos que a indicada pela montadora adicionado à gasolina, rode por 10 minutos sem esticar muito as marchas. Pare e deixe o motor esfriar. Em seguida rode por mais 15 minutos aumentando a tocada, mas evitando manter constantemente o motor em alto giro. Pare novamente e deixe o motor esfriar. Rode mais 15 minutos, quando já poderá se testar toda a aceleração. Pare e deixe o motor esfriar. A próxima tocada, já se poderá utilizar a mistura de óleo 2 tempos indicada no manual.
No motor quatro tempos: Rode inicialmente por 30 minutos em ritmo lento. Pare e deixe o motor esfriar. Repita por mais uma vez, aumentando progressivamente a tocada, ao mesmo tempo que cada repetição aumente-se o tempo em quinze minutos até chegar a uma hora.
0 comments:
Post a Comment