Museu do Automóvel de Brasília -DF ...2
As imagens foram feitas pelo Paulo Sallorenzo, fotógrafo profissional e mantenedor da agradávelRevista Ilustrada. Devido ao Paulo ser colaborador antigo do blog e figura rotineira no meu e-mail, tive a liberdade de inquirí-lo quanto à ausência de imagens de diversos outros carros do Museu -muito embora as fotos do primeiro post já tenham sido bastante abrangentes e sem dúvida alguma, a melhor cobertura disponível na internet. Muito gentil que é, prometeu-me que quando voltasse à Brasília completaria a série. E... cá está!
Falta o IBAP Democrata, que não estava presente no dia das fotos, mas todos os outros estão aqui nessa bela sequência de fotos de um profissional.
Museu do Automóvel de Brasília é quase um sinônimo do nome de seu idealizador e curador, José Roberto Nasser.
Nas três imagens acima, os Willys: Overland 1906, Whipet 1926 e Knight 1928.
Todos três foram adquiridos e restaurados pela Willys Overlando do Brasil para serem exibidos no Salão do Automóvel. Após o cumprimento dessa tarefa, foram cedidos ao pioneiro Roberto Lee e colocados em exposição no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas -MPAM- também conhecido por Museu Roberto Lee e Museu de Caçapava. Participaram durante anos de todo o esplendor que foi aquele Museu, e também conheceram o mofo, umidade e abandono a que o resto do Museu vem sendo subjulgado. O Willys Capeta é companheiro dessas unidades nessa história. Porém, mesmo com alguns ítens subtraídos (como os conjuntos ópticos) eles reaparecem triunfantes, rejuvenescidos e em exibição ao público no Museu do Automóvel de Brasília, graças ao trabalho de seu curador e para orgulho dos entusiastas antigomobilistas.
Só esses três Willys, com toda essa história, já vale a visita ao Museu. Mas, ainda há muito mais, como o Aero Willys 1962 abaixo, admiravelmente novo.
Acima, um Aero Willys 2.600 1963/64 que ainda não passou por um processo de restauração.
Abaixo, uma Simca Rallye 1963 na cor Azul Cleópatra, pouco vista. Evidentemente em processo de restauração. Em exposição, o trabalho do Maurício Morais mostrando desenhos relacionados à história da Simca no Brasil.
Abaixo, Chrysler GTX 1968 na cor Bronze Turbina.
Abaixo, Willys Executivo que foi o primeiro automóvel a receber a "placa preta"!
Acima, Ford Corcel .
Ford Landau Presidencial 1982. Essa unidade também participou de outro importante museu brasileiro, o Museu do Gálaxie em Novo Hamburgo-RS.
Alfa Romeo 1974.Mais um Alfa, este, do último modelo.
A sensibilidade do fotógrafo nos fazendo ver o Museu através do parabrisa de um DKW Candango.
Embora o enfoque principal do Museu de Brasília seja a produção nacional, veículos importados também podem ser vistos, como a picape Marta Rocha 1957.
Jaguar.guilhermedicin@hotmail.com
0 comments:
Post a Comment