Nash no Brasil - Varam Motores ...

Posted by kopok Wednesday, September 1, 2010 0 comments
Adsense Content. recommended 336 X 300
A história do automóvel no Brasil é mesmo fantástica. Mas há um capítulo dessa história que é pouco comentado: a "industrialização" dos automóveis antes da Era Juscelino Kubistchek, época em que os automóveis eram importados no processo CKD e tinham as linhas de montagem no Brasil! Já havia até um percentual de nacionalização, pífio, mas tinha.

No AntigosVerdeAmarelo vamos esbarrando com essas histórias. Já apareceu aqui a Fábrica da Ford no Brasil , que foi a primeira a ter uma linha de montagem por aqui. Apareceu também os Caminhões Isotta Fraschini 1949 da Fábrica Nacional de Motores; a Sabrico , que pertencia à Brasmotor e foi o palco para a Volkswagen; e ontem falamos da Gastal com a Willys. E teve muito mais...

Nessas fotos é a Varam Motores S.A., que já na segunda metade dos anos quarenta fazia a importação e montagem dos automóveis e caminhões Nash (sim, haviam caminhões Nash!).

A Varam era instalada em São Bernardo do Campo-SP, cidade que mais tarde se tornaria a Detroit brasileira. O prédio da Varam (esse que aparece na foto), serviu para a instalação da Simca do Brasil em 1958. Mais alguns anos depois, foi o berçário de todos os Dodge brasileiros. Atualmente, o prédio pertence à Casas Bahia e às vezes aparecem imagens dele na propaganda da TV.

Na segunda foto, é um raro Nash Suburban 1946, tendo ao volante o Sr. Varam Keutenedjian.
guilhermedicin@hotmail.com
Adsense Content. bottom of article

0 comments:

Post a Comment