Fora de série nacional : Brasília ...

Posted by kopok Monday, November 1, 2010 0 comments
Adsense Content. recommended 336 X 300
Carros fora de série povoam a imaginação de colecionistas em todo o mundo. Na Europa e América do Norte, foras de série são famosos e em grande número. Existem ainda as encarroçadoras, que aumentam ainda mais o leque de automóveis únicos. No Brasil, a indústria automotiva é bem mais recente e, essa particularidade de protótipos e fora de série é muito restrita.
No entanto, ainda há muito o que se descobrir para elevar a cultura e história do automóvel no Brasil.

Na minha análise, existem dois grandes grupos: o primeiro são de carros construídos artesanalmente, sem maiores pretenções e muitas vezes a partir de outros carros. Talvez fosse inclusive um esboço dos Hot Rods, já com força nos EUA.

O segundo grupo são de veículos com ambição para ser produzido em grande ou média escala. Aqui eu incluiria o Willys Saci, Willys Capeta, Simca Ventania, IBAP Democrata, Brasinca Uirapuru... Nos anos setenta o Dodge Dart Wagon... E vocês lembrarão outros.

A Revista de Automóveis se inclui no contexto em que a indústria automotiva brasileira estava ainda brotando. Dessa forma, além dos magníficos norte-americanos, ela também incluía em sua pauta a "produção nacional".

Esse carro da foto pode ser enquadrado em qualquer das duas categorias, pois ainda não sabemos bem a que vinha. Os indícios são de que tenham sido construídos mais de dez carrocerias, talvez até quinze. Havia a pretenção de construí-los em maior escala?

A capa apresentada acima é de Agosto de 1960 e mostra um simpático automóvel esporte brasileiro, construído sobre o chassi e mecânica Volkswagen. Vale lembrar que o Karmann-Ghia chegou aqui apenas 1962. É atribuído à esse carro o nome "Brasília", na onda da inauguração da nossa capital federal. O assunto sobre o "Brasília" veio à tona primeiro em http://carrosantigos.wordpress.com/2010/09/08/como-nao-comprar-um-carro-antigo/ do Nikollas Ramos com o fornecimento dessas mesmas fotos pelo Luiz Sampayo.
A história é que o Luiz Sampayo teve a oportunidade de dar uma volta em um "Brasília" que estava à venda em Copacabana no ano de 1965. Essa unidade estava com motor do Porsche 356!

Há pouco mais de dez anos, o próprio Luiz Sampayo teve a oportunidade de encontrar mais um Brasília, esse que aparece na foto abaixo, em Jacarepaguá-RJ. Atentem que são carros distintos, embora parecidos.
Por ocasião dessa postagem do Nikollas Ramos, o piloto Sidney Cardoso afirmou que seu pai também possuiu um desses modelos lá pelos anos sessenta.
São fortes os indícios de que os Brasília eram contruídos em Petrópolis-RJ, mas ainda se conhece muito pouco sobre essas unidades... É bem provável que o exemplar da foto abaixo ainda exista por aí. Haverão outros? Aparecerá mais notícia sobre esse brasileiro rejeitado pela história? guilhermedicin@hotmail.com
Adsense Content. bottom of article

0 comments:

Post a Comment