Chrysler Esplanada 1969 - Restauração ...

Posted by kopok Monday, October 25, 2010 0 comments
Adsense Content. recommended 336 X 300
Quem acompanha o AntigosVerdeAmarelo desde o início do ano de 2010 (pelo menos) já conhece o precioso acervo do Museu Tato's Garage, da cidade de São Francisco de Paula-RS. Em comemoração a inauguração desse Museu, este blog dedicou uma semana para contar a história de mais de três décadas da coleção, que culminou com a abertura desse relevante museu.

Um dos destaques daquela cobertura foram as restaurações realizadas pelo Tato (Carlos Eduardo Wahrlich) e seu filho, o Carlos Francisco. Oficina própria, restaurações super criteriosas. Em " Tatos Garage ...06 " vimos alguns carros, inclusive um Pontiac 1953 que alguns meses depois teve o resultado apresentado em: Pontiac De Luxe Custom Catalina 1953 ... . Com o término do estonteante Pontiac, os esforços se voltaram a um Chrysler Esplanada 1969, que ficou pronto por esses dias e aqui está apresentado!

A primeira imagem no alto mostra uma publicidade de época e o texto dizia "Incrível coincidência querido... Depois que compramos o Esplanada sumiram os buracos das ruas". Já a segunda foto pode enganar... Não é o carro pronto, mas sim, antes da restauração! Essa Esplanada está com o Tato desde 1985 e embora muito lisa de lata, já havia sido repintado em uma cor "parecida"... Mesmo assim, já esteve exposto no findado Museu Anos Dourados, em Gramado-RS.

Acontece também que o fim dos anos sessenta e anos setenta foi um período muito crítico para os automóveis brasileiros, pois o tratamento das chapas era muito deficiente, fazendo com que até mesmo um carro muito bem conservado fosse alvo de pontos de ferrugem e de podres.

Esse foi o caso também dessa Esplanada, que embora com boa aparência, escondia alguns pontos de erosão e, associada à tonalidade "quase parecida" e ao perfeccionismo saudável desse colecionador, fez com que o carro fosse levado ao estúdio de restauração!

Seguem abaixo imagens do processo de restauração, ou, reconstrução -como descreve o Tato.
Serviço de primeira linha.
Assoalho terminado.

Abaixo, restauração da porta. Caixa de ar nova.

Serviço de reconstrução artesanal. Parte de solda já pronta, aplicação do fundo e preparo para a pintura.
Já que um dos motivos que levou à restauração da Esplanada era a tonalidade incorreta, buscou-se a correção utilizando uma amostra da pintura original, que foi conseguida na parte interna da moldura no parabrisa. Abaixo está a comparação entre o original preservado e a tinta correta para pintar no carro: perfeito.A fase da pintura é uma das mais agradáveis, pois o carro ganha forma e já se vislumbra o resultado final... E o fim da empreita!
Na ocasião, a Esplanada ganhou o teto de vinil, acessório da época que lhe confere ainda mais sobriedade. O carro também ganhou parachoques novos.
Acima, já nos finalmentes, faltando apenas a colocação dos frisos no vão das rodas.

Abaixo, o motor impecável do Chrysler Esplanada e o desempenho da cor vermelha: ao sol e à sombra: "levemente metalizado".Enquanto a Esplanada recebe os retoques finais, o Oldsmobile Cutlass 1968 vai se preparando para passar pelo mesmo processo!

Vejam o resultado final. Pode até existir uma Esplanada igual, mas melhor...

guilhermedicin@hotmail.com

Adsense Content. bottom of article

0 comments:

Post a Comment