Revista de Automóveis ...

Posted by kopok Tuesday, October 12, 2010 0 comments
Adsense Content. recommended 336 X 300
Material impresso não é o foco principal do AntigosVerdeAmarelo (pois aqui reinam as imagens particulares de família, regionais, aquelas que jamais seriam vistas), muito embora eu seja um enorme apreciador -óbvio, né?- de revistas antigas, publicidades de época, manuais de carros e tudo mais.

Mas eu não poderia deixar de compartilhar com vocês essas magníficas capas da "Revista de Automóveis".
A Revista de Automóveis nasceu na primeira metade da década de cinquenta e, foi a pioneira em seu formato: revista grande, exclusiva de automóveis e com essas capas belíssimas, que marcaram toda a sua trajetória até o começo dos anos sessenta.
Infelizmente, a única página colorida é a capa, mas isso é mais que o normal para a época. O conteúdo é bastante diverso, muita coisa "enlatada" do exterior... mas pudera, a indústria automobilística nacional estava ainda em fase de implantação! Nos textos, vê-se como o automóvel era um ítem utópico e distante da realidade.
Essa pioneira revista ocupou um importante nicho no coração dos automobilistas brasileiros daquela época.
Vale dizer que um dos jornalistas era o José Luiz Vieira que, algumas décadas depois é reconhecido como um dos (ou "o") maior jornalista automotivo do Brasil. Também vou denunciar aqui que havia um garoto que a cada edição dessa revista, sonhava com os automóveis. Hoje, Ele tem Fords, Chevrolets, Buicks, Cadillacs e Pontiacs em seu próprio Museu, o .
Embora não exista nenhuma relação direta da Revista de Automóveis com a revista Quatro Rodas (lançada em 1960), me parece muito claro que estão no mesmo contexto. Inclusive a "RA" trazia uma coluna chamada "Brasil em 4 rodas".
Esses três exemplares da Revista; com Oldsmobile, Karmann-Ghia e Chrysler Imperial; me foram doados pelo Reinaldo Sigwald, que julgou que eu seria um bom "guardador" dessas preciosidades. Obrigado, Reinaldo.
Adsense Content. bottom of article

0 comments:

Post a Comment