Dica, Seguraça para o garupeiro

Posted by kopok Monday, August 16, 2010 0 comments
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Seguraça para o garupeiro


Depois de toda a polêmica da lei da proibição dos garupeiros nas motos está na hora de dedicarmos um espaço desse blog a segurança deles, que sempre nos acompanham em nossas longas viagens ou até mesmo no trânsito do dia-a-dia.Levar alguém na garupa muda completamente à dirigibilidade da moto, então é necessário termos alguns cuidados extras quando damos carona a alguém. O aumento do peso deixa as acelerações e frenagens mais lentas, nas acelerações o peso vai pra trás e a moto empina mais facilmente, na curva pode derrapar a dianteira e nas frenagens o peso do garupa é jogado para a frente atrapalhando o movimento do piloto e comprometendo a frenagem.

O garupeiro deve colaborar com o motociclista e sempre acompanhar com o seu corpo o movimento da moto. Se a pessoa que você estiver dando carona não estiver acostumada a andar de moto, dirija devagar, pois se for necessário fazer uma curva em alta velocidade e ela não inclinar o corpo é possível que ambos se machuquem. O ideal é que o garupeiro segure no corpo do piloto e se incline juntamente com ele nas curvas.

Em termos de segurança quando há um passageiro atrás, o uso do freio traseiro é mais seguro que o dianteiro. É importante também evitar a aceleração repentina, se não tiver como evitar o garupeiro deverá “colar” seu corpo ao do motociclista, para evitar as “cabeçadas”.

É importante lembrar que só a partir dos sete anos de idade é permitido andar na garupa, sempre utilizando os equipamentos de seguranças, especialmente o capacete. Não respeitar a idade do garupeiro é considerado infração gravíssima, e pode acarretar em multa de R$ 127,69 e sete pontos na carteira do motociclista.

Dicas para o garupeiro

1. Nunca subir ou descer da moto sem o conhecimento do condutor, pois ele poderá se desequilibrar.

2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se for necessário engrenar a marcha ré.

3. Nas freadas e arranques, apoiar-se nas alças e não no condutor.

4. Ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.

5. Apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula no trânsito.

Fonte: ABRAM
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